Praia de Ponta Negra

O turista que vem à Natal tem a oportunidade de conhecer paisagens ricas em diversidade natural, contando com formações rochosas, dunas, falésias e vida marinha, tudo em uma única praia. Localizada na região Sul da cidade, a praia de Ponta Negra, além de abrigar toda essa beleza, também é lar do cartão postal da capital potiguar, o Morro do Careca, que vira fundo das mais belas fotos tiradas pelos turistas em nossa praia.

Hoje, o bairro de Ponta Negra, além de possuir a praia urbana mais famosa da cidade, conta com uma grande e variada rede hoteleira, que atende a vários tipos de turista, do que viaja sozinho à trabalho, até grupos e famílias que procuram mais comodidade e facilidade de acesso aos serviços e atividades de lazer, além de vida noturna diversificada.

A praia de Ponta Negra oferece, além de restaurantes tradicionais e quiosques com produtos que são a cara do povo potiguar, atrações aquáticas para todas as idades e preferências. Desde o stand up paddle, aulas de surf, canoagem, disco boat, parapente, parasail e outras, até o tradicional passeio de Jangalancha, contornando o Morro do Careca, chegando até a Praia das Tartarugas e proporciona uma visão do entorno da duna mais famosa de Natal, exclusiva à quem faz o passeio.

Nem sempre nossa praia teve a estrutura que conhecemos hoje, até meados da década de 80, era um povoado simples que abrigava as mais tradicionais famílias de pescadores da região. Que ainda hoje, vivem na Vila de Ponta Negra, preservando suas tradições com a música, artesanato, com destaque às rendeiras, processos artesanais de pesca e respeito à natureza. Também nesse período, as atrações disponíveis ainda estavam em seu início, além da busca para subir a duna mais famosa do estado, o Morro do Careca (o que hoje não é permitido devido à degradação causada pelo homem), existia um popular passeio de pedalinho e o passeio de jangada, sendo essa a única atividade que permaneceu ao longo dos anos, preservando a cultura local, oferecido pela JANGADA SHOW.

Com o desenvolvimento do setor turístico na região, ao longo do tempo, foram sendo implementadas obras de infraestrutura no bairro, como a construção do calçadão da orla da praia, e suas melhorias em meados dos anos 2000. Hoje se pode encontrar toda a diversidade de serviços, vendas de artesanatos, lojas de biquinis e roupas de banho, rede hoteleira, restaurantes, bares e até apresentações de músicos locais em determinados pontos.

Ponta Negra também se destaca por ser um destino turístico situado na própria capital potiguar, visto que as outras praias buscadas pelos turistas se localizam em outros municípios do estado, e pedem um tempo maior de viagem até encontra-las.

E é nesse pequeno paraíso, acessível a todos que vêm nos visitar, que está situada a JANGADA SHOW. Estamos vizinhos ao Morro do Careca, em um dos prédios mais tradicionais do bairro, a Pousada Mirante, que há mais de 40 anos fez da praia seu lar.

Ponta Negra nos anos 80
Ponta Negra atualmente
× Como posso te ajudar?