Área Militar – Regras

O Morro do Careca é uma área militar e de preservação ambiental, assim como a Praia das Tartarugas, portanto o acesso por terra está proibido.  A área pertence à Força Aérea Brasileira, que através do Centro de Lançamento Barreira do Inferno (CLBI), desenvolve na região um trabalho de pesquisa em alto nível na área espacial, conhecido mundialmente. Quando realizam alguns testes com sondas e pequenos foguetes precisamos cancelar o passeio, para poder dar espaço a este importante trabalho.

Existe também a detenção por crime ambiental e invasão militar com multa relativamente alta, para as pessoas que desobedecerem a restrição. Somente 35 pescadores tem a autorização de realizar a atividade de pesca artesanal no local, mesmo assim, quando são flagrados pelos militares, são obrigados a mostrar suas carteiras de identificação cedidas pelo próprio projeto Tamar em conjunto com a Base da Aeronáutica.

Durante o passeio, seguimos algumas regras. Elas são:

🔆Seguir as orientações dos marinheiros

🔆Subir e descer apenas pela lateral direita da embarcação apoiando se na cordinha da escada e não na base dela


🔆Ao embarcar, sentar-se imediatamente nos bancos

🔆É proibido apoiar-se na escada durante o percurso, descer somente através dela, não é permitido saltar do barco com o mesmo em movimento.


🔆Procurar manter se nos arredores da embarcação no momento do mergulho pra facilitar a supervisão dos marinheiros


🔆Evitar concentrar todo o peso dos passageiros somente de um lado da embarcação, principalmente ao avistar os golfinhos.

🔆Procure descer no mergulho para não sentir enjôo pois a embarcação parada habitualmente balança um pouco.

🔆No desembarque só ficar de pé quando realmente for descer. Área de risco porque a embarcação está na arrebentação das ondas


🔆Uso obrigatório do colete salva-vidas.